Construção de Piscinas

Construção de Piscinas

Construção de Piscinas

Veja nesse artigo tudo o que você precisa saber para construir uma piscina. Confira nossas dicas e conheça o passo a passo.

 

Local para construção da Piscina

Antes de construir qualquer tipo de piscina é preciso pensar no local onde ela vai ficar.

Para isso, deve-se levar em conta a isolação, incidência de vento, árvores, telhados que podem gerar pingadeira, solo (se existe tubulação, pedras, se é terreno de aterro, se há lençol freático). Mesmo que haja algum desses fatores, é possível construir a piscina, porém o custo será mais alto.

Por exemplo, se houver alguma pedra que impossibilite a escavação, pode-se construir uma piscina “Above Ground”. Nesse caso o custo será até 40% mais alto.

 

Construção da Piscina

Após a etapa de verificação do local ideal para a construção da Piscina, é hora de conhecer as etapas para a construção da piscina.

 

Escavação

A Escavação pode ser realizada de maneira manual ou com máquinas.

 

Fundação

Após a remoção da terra, dá-se início às etapas da fundação.

 

Impermeabilização

Para a impermeabilização nos modelos de piscina de alvenaria, depois que a caixa está pronta, é o momento de realizar a impermeabilização. É importante lembrar que a cada metro é preciso ter uma coluna de sustentação, pois qualquer movimentação pode comprometer o resultado da impermeabilização.

Nos casos das piscinas de fibra de vidro, o contrapiso é feito e a peça é assentada ali. Em seguida, é feita a construção com terra ou bloco de concreto mais fino.

Nas Piscinas de Vinil, o processo leva contrapiso, paredes com colunas e vigas.

 

Como construir uma piscina

 

Colocação dos Dispositivos

Para todos os casos, o próximo passo é identificar os locais para a colocação dos dispositivos que são: o skimmer, o dreno de fundo, as peças de aspiração e de retorno.

Nos casos que a piscina é de vinil, inclui-se o ladrão. Ele é fundamental nesses casos, pois as piscinas de vinil não pode ultrapassar a linha d’água.

Já nos outros tipos, o skimmer cumpre o papel de nivelador d’água, e em alguns casos esse modelo contém o ladrão embutido

 

Ligação da Tubulação

Agora é hora de ligar a tubulação aos equipamentos da piscina na casa de máquinas, para daí iniciar a instalação dos acabamentos. Liga-se, o filtro da rede hidráulica, em seguida é só encher a piscina.

Observação: ao chamar um caminhão-pipa, verifique a procedência da água. Se ela não for tratada, será preciso fazer o tratamento imediato, físico e químico (liga-se o filtro, joga-se cloro).

 

A Casa de Máquinas

A Casa de Maquinas é necessária para todos os tipos de piscinas. Ela deve ser projetada com espaço suficiente para caber uma pessoa com folga. O canal deve ser limpo, seco, arejado e jamais conter produtos químicos, para evitar incêndios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *