Elevadores de Carga

Elevadores de Carga

Elevadores de carga servem para atender necessidades de transportes em lugares com alturas.  São equipamentos projetados dentro das normas da ABNT, podendo ser fabricados sob medida. Os elevadores de carga são muito utilizados em centros comerciais, armazéns e outros locais.

Utilidade e Importância

Os elevadores de cargas são essenciais em obra de construção civil, principalmente quando se tem construções em prédios altos. Ele fica incumbido de transportar funcionários, materiais de construção e equipamentos. Se os elevadores de carga não existissem, as grandes obras (no sentido de altura) ficariam inviáveis.

Tal equipamento precisa mostrar resistência e não apresentar riscos para as pessoas que trabalham onde existir o elevador.  Por isso, eles são obrigados a seguir normas da ABNT (NBR NM 267 e NBR 14712) e são separados por categorias, de acordo com a capacidade.

Tipos de Elevadores de Carga

Classe A = Não ultrapassa 25% de sua capacidade máxima.

Classe B = São usados para transportar veículos de passageiros e caminhões. A carga deve ser calculada com base de 150 kg/m2

Classe C = O carregamento é feito por empilhadeira motorizada (não excedendo 50% da carga do elevador).

Classe C-1 = Usados para fazer o carregamento dos caminhões de indústrias. O caminhão pode ser movimentado  com a carga mas sem exceder  a capacidade do elevador.

Classe C-2 = Neste caso, o caminhão não pode entrar juntamente com a carga.

Classe C-3 = Os elevadores são carregados e descarregados com veículos industriais, onde a carga não pode ultrapassar 100% da capacidade máxima.

Aberturas de portas

Portas automáticas na horizontal: são ágeis para operações de carga e descarga, não necessitando de intervenção humana.

Portas de eixo vertical: São parecidas com as portas convencionais de dobradiça, devendo ser instalada nos pavimentos e não nas cabines do elevador. Ela oferece segurança, resistência e conforto, e ainda reduz o custo de manutenção.

Portas pantográficas:  são as mais populares e baratas. Esse tipo de porta permite abertura total, mas não são suscetíveis e delicadas, tendo que ter mais manutenção do que os outros tipos.

Elevador Industrial

Capacidade

Os elevadores industriais tem capacidade inicial mínima de uma tonelada, podendo chegar até o máximo de três  toneladas. O trajeto mais indicado para esse tipo de elevador é de até quatro paradas, sendo o térreo e mais três pavimentos.  É sempre bom relembrar que deverá ser dada preferência para construção de caixa de corrida e poço em alvenaria para esse elevador. Devido o seu modo de usar e a capacidade de carga, essas precauções se tornam essenciais.

Instalação e segurança

O elevador de carga industrial possui uma construção mais robusta, sendo utilizado materiais mais resistentes , diferente dos de carga convencional.

Ele deve ser produzido e instalado com inversos de frequência e um sistema de contrapeso, tendo preferencialmente uma maquina de tração eletromecânica. Em alguns casos especiais poderá se fazer a opção por sistema de bomba e pistão hidráulico.

Elevador Industrial/Comercial de Carga BOXTOP

Os elevadores BOXTOP (comercial e industrial) são feitos para minimizar o tempo com movimentações de cargas, melhorar a ergonomia de cada processo, maximizar a produção com total segurança e assegurar a integridade do equipamento e das pessoas envolvidas.

BOXTOP segue totalmente os requisitos das normas referentes a projeto, fabricação e instalação, podendo ser fabricados em diversos modelos.

  • Elevador eletromecânico com casa de máquinas;
  • Elevador eletromecânico sem casa de máquinas;
  • Elevador eletromecânico com estrutura autoportante;
  • Elevador hidráulico tração direta;
  • Elevador hidráulico com multiplicador de curso.

Sensor de presença

Vantagens:

Elevadores são personalizados de acordo com a necessidade do cliente.

Aumentam a produtividade.

Minimiza o risco de acidente de trabalho.

Elevador para Transporte de Automóveis Boxtop

Os elevadores para transporte de automóveis são desenvolvidos para o carregamento vertical de automóveis de passeio em estacionamentos e prédios. Eles fazem a substituição de rampas de acesso desses lugares, que naturalmente ocupam um espaço considerável na obra.

O modelo pode ser hidráulico ou elétrico, tendo um projeto único e exclusivo para o empreendimento desejado, com total segurança, conforto e tecnologia.

Quer Realizar Obra ou Reforma? Fale com a Gente!

Entre em Contato

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.