Importância da madeira na Construção Civil

Madeira na Construção Civil

 

Benefícios do uso da madeira na construção civil

A madeira é um material muito resistente e, ainda é possível de se encontrar nos restos de edificações antigas. Mas seu uso como matéria-prima foi diminuído aos poucos pelo fato de que por muitos, a madeira não é considerada um material sustentável.

Você sabia que existem diversos benefícios de usar a madeira na construção civil? Neste post iremos explicar as diferenças entre os tipos de madeira, características, uso desse material e falar também sobre a MLC, uma novidade no mercado.

Diferenças entre madeira legalizada e certificada

A extração ilegal da madeira ainda é uma triste realidade, mas já possuem diversas iniciativas para o uso adequado da madeira.

Nesse sentido, existem duas classificações de madeira: legalizada e certificada. A primeira é licenciada ambientalmente, porém essas certificações regulam somente a extração, sem considerar questões sociais, trabalhistas do local e econômica. E como não é rigidamente fiscalizado, esse tipo de exploração abre brecha para práticas ilegais.

Já a madeira certificada, além de ter licenças, tem sólida verificação e considera aspectos de manutenção da sustentabilidade das florestas, das comunidades e da economia regional, respeitando o fluxo da natureza.

No ano de 2009, foi criado o Programa Madeira é Legal, em São Paulo, que tem como objetivo promover o consumo sustentável da madeira na construção civil. O programa foi criado por uma empresa do ramo madeireiro e outra do setor de edificações.

Características da madeira na construção civil

Vantagens

As vantagens proporcionadas pela madeira são varias. Para começar, os resíduos gerados são menores quando comparados aos outros utilizados para construções, limitando o desperdício.

Como a estrutura já vai pré-fabricada para o canteiro, o uso de madeira na construção civil otimiza o calendário de obras. A madeira tem muita resistência mecânica e de compressão comparado ao concreto, e dez vezes mais resistência à flexão, sendo bastante estável.

A madeira além de tudo é um ótimo isolante térmico e acústico, resultando menos gastos com energia durante o uso. É também seguro e durável, pelo fato de não oxidar.

Desvantagens

Uma das principais desvantagens que os construtores podem observar é que a madeira pode não ser sustentável, mas essa informação não é 100% verdadeira.

Se o material de origem for plantado e tratado incorretamente, tal ideia pode sim ser confirmada. Mas se desde o inicio tratamento for feito do jeito certo, o matéria consome muito menos água na sua fabricação.

Uma real desvantagem do material está na ação da natureza. Por ser passível de ataque de insetos e cupins, as peças da madeira pode ser comprometida. Como a madeira é um ser vivo, também tem características de tamanhos etc.

Modos de uso

A madeira pode ser empregada em vários elementos de uma edificação, seja de maneira temporária ou definitiva. Veja alguns exemplos:

  • Estrutura temporária: escoramentos, formas e andaimes;
  • Estrutura definitiva: vigas, caibros, terças e pilares;
  • Decoração: forro e painel;
  • Piso: assoalho e tacos.

Em função da aplicação, existem madeiras mais indicadas e mais comumente utilizadas, tais como:

  • Parte externa: Ipê, Peroba, Itaúba, Teca e Garapeira;
  • Interior e telhado: Garapeira, Cambará, Itaúba e Peroba;
  • Pisos: Peroba-rosa, Angico-preto, Aroeira, Macacauba, Pau-amarelo, Pau-darco e Ipê;
  • Estrutura: Peroba-rosa, Rosadinho, Itaúba, Angico-preto, Eucalipto e Taipa.

Inovação do método MLC

A MLC (madeira laminada colada) é uma técnica que vem sendo muito usada, pois possibilita uma maior liberdade de criação para os projetos.

A MLC se define por uma disposição de lâminas paralelas que permitem a criação de peças com maiores proporções. Pela sua forma de fabricação, é mais resistente a envergamentos e torções. Pode ser utilizados em vigas, pilares, decks, painéis e revestimentos.

Como você pode ver, a madeira na construção civil é uma ótima opção de material, se apresentando uma boa durabilidade.

Quer Realizar Obra ou Reforma? Fale com a Gente!

Entre em Contato

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.