Solos Grampeados

solos grampeados

Conheça mais sobre Solos Grampeados

Solo Grampeado é um serviço que faz o reforço de taludes, feito com chumbadores, concreto projetado e drenagem. Os chumbadores proporcionam toda a estabilização do maciço, o concreto projetado promove estabilidade local ao parâmetro, e a drenagem faz a ação nos dois casos.

Método Construtivo

Tal técnica pode ser feita em estradas, tuneis, locais propícios a deslizamento e mais obras. O serviço se inicia com o corte do solo, fazendo o reforço de talude. Logo após é feita a linha de chumbadores e colocado o revestimento de concreto. A seguir vem os drenos profundos e as canaletas.

Chumbadores

São produtos adaptados no local da obra por operações de perfuração, usando equipamentos mecânicos ou manual, e é feita a instalação  e fixação da armação metálica com calda de cimento sob pressão. Eles podem ser feitos com a cravação de barras, tubos de aço, se utilizando de ferramentas manuais ou até martelos pneumáticos.

Perfurações

As perfurações são feitas por equipamentos fáceis de utilizar, e se pode instalar sobre qualquer talude. Pode utilizar água, ar ou lama como fluido de perfuração. Em geral é utilizado o sistema de lavagem com água por hastes com elementos cortantes.

Conforme for a profundidade da perfuração, do diâmetro e local de trabalho, pode optar por sonda ou até mesmo perfuratrizes manuais. Se a condição de serviço permitir alta produtividade, são utilizadas carretas perfuratrizes sobre esteiras.

A fase inicial da injeção é a bainha, que o intuito é restaurar a cavidade. É colocada pelo tubo removível que auxilia, de forma ascendente com calda de cimento.

Depois de 12 horas, o chumbador deve ser injetado novamente por meio do tubo de injeção perdido, anotando a pressão máxima da injeção e o volume de calda absorvida. Não se pode injetar novamente a não ser que tenha dois ou mais tubos de injeção perdidos.

Equipamentos

Mangote: É um duto por onde passa o concreto da bomba até o ponto da aplicação. Ele pode ser feito de borracha ou metálico.

Bomba de projeção: recebe o concreto seco devidamente misturado e o disponibiliza para ser aplicado.

Compressor de ar: O compressor é acoplado a bomba de projeção, fornecendo energia e pressão correta para a condução do concreto até o lugar que será aplicado. No Brasil, para qualquer diâmetro de mangueira ou vazão de trabalho, a pressão característica do compressor deve ser de 0,7 MPa. Quando da projeção do concreto, esse valor não pode ser menor que 0,3 MPa.

Pré-umidificador: acoplado a cerca de 3 metros do bico de projeção, o pré-umidificador tem a função de fornecer água ao concreto seco antes do ponto de aplicação.

Bomba de água: fornece água e pressão, podendo ser trocada pela rede publica de fornecimento de água.

Aplicação

Aplicadores de concreto possuem muita importância na qualidade do serviço. E é de extrema importância ter os especialistas mangoteiro e o bombeiro na obra, o bombeiro está sempre junto a bomba de proteção verificando se o compressor está fornecendo corretamente. O mangoteiro é o que aplica o concreto em movimentos contínuos.

Drenagem

Para fazer a drenagem, recomenda-se a aplicação de serviços de drenagem profunda. Usa-se o DHP( Dreno Suborizontal Profundo) para fazer a drenagem profunda. Durante a execução precisa-se avaliar e terminar as posições do lençol freático.

Instalação dos chumbadores

Para a instalação dos chumbadores é aceito até 15% de deslocamento na distância horizontal ou vertical. A ferragem precisa estar centrada e com recobrimento totalmente seguro.

Quer Realizar Obra ou Reforma? Fale com a Gente!

Entre em Contato

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.